O Sistema Solar é como uma grande família de planetas que giram ao redor do Sol, nosso astro mais importante. Há oito planetas nessa família, e cada um segue seu caminho ao redor do Sol em uma ordem específica.
Começando pelo mais próximo do Sol, temos Mercúrio. Ele é seguido por Vênus, que é um pouco mais distante. Depois vem a Terra, nosso lar, que está na terceira posição. O quarto planeta é Marte, conhecido como o planeta vermelho.
Depois dos quatro primeiros, que são feitos principalmente de rochas e minerais, temos os planetas gigantes e gasosos. Júpiter é o primeiro deles e o maior planeta do nosso Sistema Solar. Saturno, famoso por seus lindos anéis, vem logo após Júpiter. O sétimo planeta é Urano, e o oitavo é Netuno.
Antigamente, as pessoas pensavam que havia nove planetas porque incluíam Plutão na lista. Mas em 2006, os cientistas decidiram que Plutão é muito pequeno para ser considerado um planeta como os outros e o chamaram de planeta-anão.
Os planetas não só giram ao redor do Sol, o que chamamos de movimento de translação, mas também giram em torno de si mesmos, o que conhecemos como rotação. Cada planeta tem características únicas, e os quatro primeiros são chamados de planetas rochosos, enquanto os quatro últimos são conhecidos como planetas gasosos.
Então, se alguém te perguntar a ordem dos planetas no Sistema Solar, você pode dizer: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Essa é a ordem deles começando pelo mais perto do Sol até o mais distante.